Pronatec 2018

pronatec 2018
Pronatec 2018 – Confira tudo sobre inscrições, vagas e cursos oferecidos pelo Programa

Quem pode se inscrever no Pronatec 2018?

Podem se inscrever no programa todas as pessoas que se enquadrarem em algum dos perfis a seguir, conforme dita a lei de criação do programa – Lei 12.513/2011. O atendimento prioritário do programa será dado à:

  • Estudantes da rede pública no ensino médio, incluindo os da modalidade de educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Trabalhadores formais;
  • Quem participar de programas federais de transferência de renda – como Bolsa Família, Brasil Carinhoso ou Bolsa Verde;
  • E também estudantes com ensino médio completo em rede pública ou particular na condição de bolsista integral.

Para atender às demandas regionais do programa, os cursos oferecidos pelas instituições de ensino serão voltados às necessidades regionais de mão de obra qualificadas de cada região. Até então, os maiores parceiros do Pronatec 2018 são o SENAC e o SENAI, embora participem também outras redes de ensino voltadas à área profissionalizante e técnica.

As turmas abertas estão disponíveis no portal do Pronatec (Clique aqui para acessar as turmas disponíveis).

Inscrições Pronatec 2018

As inscrições para o Pronatec 2018 já podem ser feitas através do Portal do PRONATEC, pelo site do MEC, na qual o candidato preenche dados como a cidade e o grau de escolaridade para consultar quais os cursos técnicos e profissionalizantes estão sendo oferecidos. A inscrição pode ser feita na hora pelo próprio portal, mas o estudante precisa ter em mãos seus documentos de identificação, como RG e CPF. A inscrição também pode ser feita diretamente nos centros de ensino e instituições credenciadas de educação pelo Pronatec 2018.

Para se inscrever, o candidato precisa estar matriculado ou ter concluído o ensino médio em escolas da rede pública de educação, ou ter sido bolsista integral em instituição particular de ensino – nesse caso será solicitada documentação que comprove a bolsa de estudos.

É importante que o estudante, para se matricular, se enquadre em alguns dos perfis descritos acima para participação no programa, e que se enquadre também nos requisitos estabelecidos por cada instituição de ensino. Estas, por sua vez, têm liberdade de estabelecer critérios próprios para inscrição em cada curso, de acordo com a necessidade em cada área. O programa existe em todos os estados da Federação, e a inscrição em qualquer escola ou instituto de educação pode ser feita pelo portal do programa.

Vagas do Pronatec 2018

O número de vagas disponível em cada instituição de ensino varia de acordo com a verba repassada pelo Governo Federal para cada unidade, de acordo com os cursos ofertados e com o número de interessados em se matricularem e cada curso.

Pronatec vagas 2018
Vagas 2018 – Acompanhe os cursos liberados pelo programa

Como novas turmas dos cursos profissionalizantes do Pronatec são abertas continuamente em cada município, é importante que o estudante acesse frequentemente o site para não perder as chamadas para turmas nos principais cursos de seu município e garanta a sua vaga.

É preciso ter feito o ENEM para se inscrever no Pronatec 2018?

Não. A prova do Enem é feita pelos estudantes do Ensino Médio que estão prestes a concluir o mesmo, e os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Pronatec 2018 podem ser realizados durante, depois e até mesmo antes de fazer o ensino médio, por isso a nota do Exame Nacional do Ensino Médio não é prerrogativa para realizar qualquer curso profissionalizante.

Cursos Pronatec 2018

Atualmente o Pronatec 2018 oferece mais de 640 cursos diferentes, espalhados por todo o território nacional. Não há garantia, porém que esses cursos possuam ampla disponibilidade, afinal os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais de mão de obra técnica e preparada.

A lista completa de cursos pode ser consultada pelo portal do Pronatec através do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, e do Guia Pronatec de Cursos FIC. Através desses guias, você pode consultar a lista completa de corsos e vagas oferecidas em território nacional, bem como consultar onde os cursos estão sendo realizados. Como mencionado anteriormente, não há garantia que os cursos estejam com disponibilidade imediata, afinal, a abertura de novas turmas depende, entre outras coisas, do fechamento de turmas e de haver interessados nos cursos para preencher pelo menos 50% das vagas.